Mensagem de Boas Vindas

Este sítio web tem como principal objetivo um acesso rápido a um conjunto de informações sobre os serviços prestados pelo Consulado Geral de Portugal em Montreal.

Por via desta página, será também possível aceder a dados e a informações de carácter geral sobre Portugal, bem como várias atividades organizadas por este Posto Consular.

Cabe também referir que se pretende que esta página esteja em constante evolução e seja o fruto de um trabalho conjunto com todos aqueles que a visitam.
Nesse sentido, e com vista a uma melhoria constante da informação prestada, muito se agradece o envio de sugestões que considerarem úteis.


A todos uma boa “navegação”!

 

 

 

Mais notíciasNotícias

O Embaixador João Ribeiro de Almeida será o novo Presidente do Camões, I.P.

João Ribeiro de Almeida iniciará funções no próximo dia 1 de novembro, substituindo o Embaixador Luís Faro Ramos que será o próximo Embaixador de Portugal no Brasil.

Nascido em 1962, João Ribeiro de Almeida é licenciado em Direito. Ingressou na carreira diplomática em 1990, tendo desempenhado funções em Lisboa e no estrangeiro. Foi chefe do Gabinete do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros do XVII Governo Constitucional e Embaixador na Colômbia. Era atualmente o Embaixador de Portugal na Argentina.

Lisboa, 20 de outubro de 2020

Para saber mais informações visite a página de Facebook do Ministério dos Negócios Estrangeiros.  

 

ministerio negocios estrangeiros 660x330

 

" Grada Kilomba é a autora portuguesa convidada para a 41.ª edição do Festival Internacional de Autores de Toronto que decorre de 22 de outubro a 1 de novembro

Toronto, 15 de outubro de 2020

Considerado uma referência na América do Norte e o festival literário mais antigo do Canadá, The Toronto International Festival of Authors (TIFA) reúne nesta edição referências internacionais da literatura bem conhecidas junto do publico português como Margaret Atwood, autora do The Handmaid's Tale, Richard Ford, autor do The Sportswriter, Independence Day ou Canadá, e Ian Rankin, autor de Uma morte Impossível e do Jornalista desportivo. Entre a lista multicultural de autores, destaca-se Grada Kilomba, autora de Memórias da Plantação - o livro mais vendido na Feira Literária Internacional de Paraty – Brasil (FLIP), em 2019. ..."

in https://www.instituto-camoes.pt/sobre/comunicacao/sala-de-imprensa/comunicados-de-imprensa/grada-kilomba-e-a-autora-portuguesa-convidada-para-a-41-edicao-do-festival-internacional-de-autores-de-toronto-que-decorre-de-22-de-outubro-a-1-de-novembro

toronto festival literario

 Conferência sobre os desafios estratégicos na ação climática reuniu no Porto seis ministros e 16 especialistas

O Ministério do Ambiente e da Ação Climática organizou segunda-feira, 28 de setembro, na Alfândega do Porto, a conferência "Ação Climática – Desafios Estratégicos", na qual participaram 16 especialistas e os ministros que tutelam as pastas dos principais temas em debate: o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, o Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes e o Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos.

Com a aproximação da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia no primeiro semestre de 2021, o Governo estabelece, com esta conferência, o tema das alterações climáticas como um dos mais estratégicos e determinantes para esse período.

Reveja aqui a intervenção de S. Exa. Ministro dos Negócios Estrangeiros

https://www.youtube.com/watch?v=VRbVNoBq-i8&feature=emb_logo

 

augusto santos silva

O PNAID tem como linhas de ação: reforçar o apoio ao regresso de portugueses e de lusodescendentes; apoiar o investimento da Diáspora em Portugal; contribuir para a fixação de pessoas e empresas nos territórios do interior e para o seu desenvolvimento económico; fazer das comunidades portuguesas um fator de promoção da internacionalização de Portugal e de diversificação de mercados da economia portuguesa.


Entre as medidas que integram o PNAID está a criação do estatuto do Investidor da Diáspora, que possibilita a elegibilidade para apoios e incentivos próprios com benefícios adicionais para investimentos no interior do país, de um Guia de Apoio e de uma Rede de Apoio ao Investidor da Diáspora.

Para mais informações consulte o folheto informativo

folheto 1 pnaid