Os cidadãos nacionais, de ambos os sexos, nascidos no ano de 2002, residentes no estrangeiro com carácter permanente há mais de 6 meses, ou que tenham ali nascido e aí permaneçam e que tenham sido convocados para o Dia da Defesa Nacional (DDN) podem optar por requerer a dispensa de comparência ao DDN.

Os editais de convocação são afixados nas câmaras municipais, juntas de freguesia, postos consulares e online. Para saber se o seu nome consta nos editais de convocação poderá contatar o Balcão Único da Defesa

https://bud.gov.pt/ddn/convocacao/estrangeiro.html

ou contatar este Posto Consular (consulado.montreal@mne.pt)

Caso opte por requerer a dispensa de comparência ao DDN deverá preencher o Requerimento de Dispensa disponível em https://bud.gov.pt/ddn/dispensa/requerer.html e enviá-lo para ddn@defesa.pt (colocando em assunto «DISPENSA») até 10 dias úteis antes da data marcada para a comparência ao DDN.

Caso no cartão de cidadão a morada registada não seja no estrangeiro, então deverá anexar ao email os seguintes documentos:

  • Cópia digitalizada do Cartão de Cidadão;
  • Documento digitalizado do comprovativo do motivo da dispensa;
  • Documento comprovativo de morada no estrangeiro. Este documento pode ser emitido pelo Posto Consular da área de residência ou por órgão local, tal como polícia, estabelecimento de ensino ou empresa da sua área de residência.

Para mais informações visite

https://bud.gov.pt/ddn/convocacao.html

dia defesa nacional i

 

  • Partilhe